24/04/2015 11h17 – Atualizado em 24/04/2015 11h17

(*) Eduardo Shinyashiki

A correria do dia a dia e o excesso de informação são fatores que podem contribuir para o surgimento de crises de estresse, o que pode prejudicar a saúde e os relacionamentos pessoais e profissionais. Existem sete atitudes simples, que às vezes são ignoradas, mas se tratam de exercícios essenciais para aliviar a tensão do trabalho e para começar o dia seguinte com mais disposição, pronto para superar os desafios e comemorar as conquistas diárias. Confira:

1 -Tire o sapato assim que chegar em casa

A ação é um gesto simbólico para distanciar o estresse do dia, as tensões e, claro, descansar os pés. Tire a roupa imaginando que você está tirando uma casca e vista peças confortáveis. Durante esse processo mantenha uma simbologia e um significado.

2 – Desligue o celular

O celular e a televisão por um momento e ouça uma música relaxante. Reserve esse momento para si mesmo e acalme eventuais estados de ansiedade. Coloque toda a sua a atenção em respirar profundo, amplo e suave para se conectar consigo mesmo. A intenção é se reconectar e despertar os sentidos e sensações do seu corpo.

3 – Tome um banho

Para limpar não apenas o corpo, mas também a energia da rua, do trânsito, de eventuais decepções, discussões, preocupações, etc. Durante o banho, aproveite para utilizar uma essência que você goste ou um óleo de banho perfumado. Os cheiros dos perfumes chegam rapidamente ao nosso cérebro e ativam lembranças e emoções.

4 – Lembre se que o dia não acaba quando você volta do trabalho

Utilize esse outro momento do dia para os seus hobbies, fazer exercício físico, uma massagem, fazer dança de salão, cuidar das plantas ou cozinhar. Faça algo ligado ao seu lazer e que lhe proporcione prazer, boas sensações e emoções.

5 – Cuide da sua alimentação

Coma algo leve e saudável para favorecer a digestão e, consequentemente, ter um sono tranquilo e restaurador.

6 – Cuide também dos seus pensamentos

Voltando do trabalho mude o foco de atenção e lembre-se de você, das suas necessidades, projetos, sonhos e da sua família.

7 – Lembre-se de cuidar de suas amizades e relacionamentos familiares

Não se isole no cansaço. Aproveite o tempo para ficar junto de quem você ama, cultive o amor, sentimentos, cuidado e a amizade. Cuide do seu lado emocional e não fique apenas na intenção, busque e se dê aquilo você precisa.

(*) Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes. Presidente da Sociedade Cre Ser Treinamentos, Eduardo também é escritor e autor de importantes livros como Transforme seus Sonhos em Vida, da Editora Gente, sua publicação mais recente. www.edushin.com.br.

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