30.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 13 de maio de 2025

‘Ocupação do Haiti não alcança objetivos’, diz Ramez Tebet

17/01/2006 15h43 – Atualizado em 17/01/2006 15h43

Midiamax News

O senador Ramez Tebet (PMDB-MS) disse hoje que as forças de paz da ONU (Organização das Nações Unidas) não estão atingindo os objetivos na ocupação do Haiti. Ele afirmou que não existe projeto consistente para ajudar a desenvolver o país e auxiliar a população e cobrou das nações ricas ajuda mais efetiva para o Haiti.

“As coisas estão piorando por lá e não sabemos quando poderemos voltar”, disse Tebet, observando que apesar das dificuldades enfrentadas no Haiti, as tropas brasileiras não podem ser retiradas agora. Tebet ponderou que o exército brasileiro não estava preparado para os problemas que enfrentaria. Ele acrescentou que as tropas do país são mal pagas, desprovidas de boa estrutura material e dispõe de armamentos ultrapassados.

O senador também lembrou que o Brasil tem problemas internos cuja resolução demanda a participação do exército, como a segurança das fronteiras. O senador Almeida Lima (PMDB-SE) recordou que havia votado contrariamente ao envio das tropas brasileiras ao Haiti. Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) disse que o Brasil está à frente de um papel inglório.

Mão Santa (PMDB-PI) disse que a decisão de enviar o exército para aquele país foi tomada “de sopetão”. Desde agosto de 2004 o Brasil mantém 1.200 soldados no Haiti, onde comanda as forças de paz da ONU. O país caribenho foi ocupado em razão dos distúrbios sociais iniciados com a deposição do presidente Jean-Bertrand Aristide.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.