29/11/2005 16h55 – Atualizado em 29/11/2005 16h55
Assessoria de Comunicação
O setor pesqueiro de Anaurilândia está vivendo atualmente uma grade crise, o que causou preocupação tanto para o prefeito Antonio Eduardo bem como dos vereadores. Os pescadores profissionais esperavam ter uma grande fartura de peixes após o enchimento do lago da barragem Sergio Motta (Primavera), mas hoje amargam uma enorme frustração e uma crise no setor pesqueiro. Rios sem peixes e, pescador sem dinheiro para subsistência longe de uma vida digna, se permanecer na atividade. Além da falta de peixe os mesmos continuam na dúvida e insegurança, pois não têm um ponto de pesca definido até o momento. A Cesp, através de uma ação na justiça solicitava que os pescadores desocupassem o local (ponto de pesca), que previamente fora determinado pela própria empresa sem que esta demarcasse outro local para abrigar os mesmos, enquanto isso permanecem no local no aguardo de uma decisão judicial sobre o assunto.
Na busca de alternativas, está sendo desenvolvido um trabalho em um projeto de piscicultura a ser implantado no município.A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, em parceria com o Idaterra, promoveu um ciclo de palestras para os pescadores, visando a formação de uma associação para facilitar a continuidade da atividade pesqueira, procurando soluções para os problemas.Tendo como coordenador o Secretário Municipal, Jezanias Rodrigues, com o auxilio do funcionário Valdir Mussolini do Idaterra, foram feitas palestras sobre associativismo e piscicultura em tanques e tanques rede. O intuito das palestras foi de conscientizar os pescadores para na impossibilidade de pescarem passassem a produzir peixes. Os trabalhos contaram com o palestrante Valdecir do escritório local do Idaterra de Ivinhema e do pesquisador da Embrapa de Dourados, Vicente Gontijo, especialista em piscicultura. Segundo o especialista o município de Anaurilândia tem um enorme potencial para desenvolver a atividade produtiva de pescado, no lago da barragem e em tanques.
Antonio Eduardo juntamente com a Câmara de Vereadores está mobilizando uma parceria entre a Prefeitura, Governo do Estado e Cesp, afim de que seja viabilizados recursos para implantação do projeto produtivo de pescado no município.