04/10/2005 09h50 – Atualizado em 04/10/2005 09h50
Agência Brasil
Nos 11 dias da operação integrada São Francisco II, realizada no sertão de Pernambuco pela Polícia Federal, foram erradicados 680 mil pés de maconha. A iniciativa contou com apoio das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, além do Corpo de Bombeiros. Dois helicópteros do Departamento de Polícia Federal também foram usados na operação.
De acordo com o delegado de repressão ao tráfico de entorpecentes, Humberto Freire, a ação evitou que 280 toneladas da droga chegassem ao mercado consumidor do Nordeste, “o que representaria um faturamento superior a R$ 100 milhões com a comercialização do produto”. Ele informou que na operação anterior, realizada de 25 de maio a 10 de junho, os agentes erradicaram mais de um milhão de pés de maconha e apreenderam 359 quilos da erva pronta para o consumo.
Freire revelou que os plantadores são agricultores pobres que acabam se envolvendo com o cultivo ilegal, por causa da oferta feita pelos traficantes de lucro maior do que o alcançado com o plantio das culturas tradicionais, como cebola e melancia. A operação São Francisco II realizou-se de 20 de setembro a 1º de outubro