30/09/2005 14h41 – Atualizado em 30/09/2005 14h41
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Como prioridade do governador Zeca do PT, o projeto de reativação do transporte de passageiro no Trem do Pantanal, que ganhou força a partir de 1999, está para ser realizado. O Trem do Pantanal deverá estar em funcionamento até fim de novembro de 2005.
Prioridade governamental para o setor turístico, o transporte de passageiros, desativado desde 1996, está previsto para ser retomado antes de dezembro, na primeira fase, que será do distrito de Porto Esperança ao município de Corumbá, semanalmente. A periodicidade deve ser alterada conforme a demanda.
Desde desde 1999 (início do primeiro goverbo de Zeca) estamos a perseguir a reativação do velho e saudoso trem, ao lado da modernização do transporte de cargas”, diz o governador.
O intervalo de uma semana entre as viagens poderá ser alterado ocasionalmente, se houver justificativa, como a realização de eventos culturais na região: o Festival das Águas do Pantanal ou o Festival América do Sul, ambos sediados em Corumbá.
Atualmente está em execução o obra de recuperação da malha ferroviária do trecho de 84 km entre Porto Esperança e a cidade de Corumbá acima, orçada em R$ 5 milhões. O trecho já serviu para a chegada a Corumbá, na madrugada de 27 de setembro, dos cinco vagões que serão empregados no transporte de pessoas com fins turísticos na primeira fase do projeto.
A diretora–presidenta da Agitrams (Agência de Gestão de Integração de Transportes de Mato Grosso do Sul), Leatrice Couto, disse que o único requisito remanescente para o funcionamento do trem é a conclusão da reforma da malha férrea.
Estão sendo reformadas nesta etapa do projeto quatro estações ferrroviárias. No total 18 foram contempladas. Leatrice informou que concomitante com a reforma em andamento já está programado licitação de mais quanto e assim sucessivamente.
Posterior à primeira etapa da reativação, o roteiro deverá ser de Campo Grande a Corumbá, até fim de 2006, segundo a presidenta da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Nilde Brun. Mas, após a primeira fase o trajeto, se expandirá gradativamente, nessa ordem, de Porto Esperança até Miranda, até Aquidauana, até Campo Grande.
O trecho Porto Esperança/Corumbá será inspecionado em 5 de outubro pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Esse processo, segundo Leatrice, “é fundamental para a liberação definitiva do trecho em obras e também da operação do trem de passageiros”.
Os cinco vagões revelam nova concepção do transporte de passageiros pela ferrovia a ser implementada pelo governo do Estado, disse ainda Leatrice. Três vagões são de classe executiva, com poltronas e ar condicionado, com capacidade total para 192 pessoas. Integra ainda o comboio um vagão-restaurante e um vagão com vista panorâmica para contemplação ecológica.
Zeca disse que “estamos convencidos de que é preciso recuperar a ferrovia e incorporar esse importante modal de transporte aos programas estratégicos, tanto do ponto de vista econômico quanto social”. O Plano de Recuperação Programada – Brasil Ferrovias prevê investimentos de R$ 115 milhões na ferrovia, de 2005 a 2009, sendo R$ 35 milhões neste ano.