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sábado, 28 de junho de 2025

Bancos descumprem lei que limita tempo de espera

29/09/2005 16h52 – Atualizado em 29/09/2005 16h52

Folha Online

Boa parte dos bancos descumpriu a lei que limita o tempo de espera em filas nas agências, que passou a vigorar hoje na cidade de São Paulo.A Folha Online visitou nove agências de diferentes instituições financeiras no centro da cidade e constatou que apenas quatro cumpriram os limites fixados mesmo após a prefeitura ter dado um prazo de 120 dias para a adequação das agências à nova legislação.A lei estabelece multas de R$ 564 para os bancos que obrigarem seus clientes a esperar mais de 15 minutos na fila –as exceções são véspera ou dia seguinte de feriados (máximo de 25 minutos) e dias de pagamentos de funcionários públicos (30 minutos).Os bancos foram obrigados a instalar máquinas no início da fila para o atendimento nos caixas. Essas máquinas devem imprimir boletos com o horário em que o cliente entra na fila. Esse boleto deve ser apresentado ao funcionário do caixa no momento em que o cliente começar a ser atendido e registrará o tempo de espera na fila.Das nove agências visitadas, no entanto, quatro não possuíam ao menos a máquina que registra a entrada dos clientes. São elas as agências do HSBC e do Itaú na praça da República, do Safra na rua Barão de Itapetininga e do Banco do Brasil na rua Sete de Abril.O HSBC e o Safra, mesmo sem fornecerem senhas de controle de atendimento, não tinham filas.No BB, o comerciante Carlos Alberto Barbosa, 44, ficou 15 minutos na fila e afirmou que desistiu porque só duas das 49 pessoas que aguardavam foram atendidas nesse período.Já Renato Santos, 31, funcionário de atendimento pessoal, também desistiu e reclamou da falta de empregados nas agências. “Claro que essa lei não vai dar certo, não se investe em funcionário”, afirmou.No Itaú, o analista de suporte técnico Ricardo Vieira, 29, disse que vai levar sua reclamação à subprefeitura por ter esperado mais de 15 minutos na fila. “Banco escorregou comigo, é sem massagem”, disse.Foi a agência da Caixa Econômica Federal na rua Sete de Abril, no entanto, que mais irritou os clientes. Nesse local, as pessoas eram obrigadas a retornar em horário posterior para serem atendidas.A assistente técnica Cristina Silva, que chegou às 14h40 na agência, afirmou que teve que pegar uma senha que marcava seu atendimento para as 16h30. Além disso, ela teria de retornar antes das 16h, horário do fechamento dos bancos. Para ela, a nova lei piorou ainda mais o atendimento.Por outro lado, os quatro bancos que atenderam a lei e marcaram o tempo de fila foram Sudameris, Bradesco, Real e Banespa, todos localizados na praça da República.A teleoperadora Hebe Cristina Mendes, que foi ao Bradesco, disse ter sido atendida em dois minutos, mais rápido que normalmente. Para ela, a lei é “ótima e maravilhosa”.DenúnciaA prefeitura orienta os clientes que constatarem o não-cumprimento da lei que encaminhem a denúncia para a subprefeitura onde está localizada a agência. A denúncia deve ser feita por escrito e estar acompanhada do boleto que comprova a irregularidade.Para saber o endereço ou o telefone da subprefeitura, o cliente deve ligar para o número 156. Esse telefone também serve para que o cidadão apresente denúncias contra bancos que não tenham instalado a máquina de medir o tempo na fila nas agências e estão sujeitos a multa.As denúncias vão servir para que os 700 fiscais da Secretaria de Subprefeituras de São Paulo possam concentrar as blitze que serão realizadas nas agências mais problemáticas.A secretaria também planeja preparar um relatório sobre as ações fiscalizatórias e poderá divulgar posteriormente quais são as instituições financeiras com mais dificuldade em cumprir a legislação.

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