28/09/2005 10h19 – Atualizado em 28/09/2005 10h19
INVERTIA
A Ford deve concluir até o final do ano o projeto inicial para o novo modelo popular da montadora no Brasil, que substituirá o Ford Ka. Admitindo o fracasso do “modelo de entrada” da marca, o presidente das operações da Ford na América do Sul, Antônio Maciel Neto, afirmou ontem que o plano estará concluído em até 45 dias e será submetido à avaliação da matriz ainda em 2005. O novo carro, no entanto, só deve chegar às ruas em 2008.Segundo reportagem da agência de notícias Bloomberg, Maciel voltou a falar ontem sobre o substituto do Ka, depois de meses de silêncio. Nos EUA, o executivo confirmou que a decisão sobre o desenvolvimento do novo modelo deve ser tomada até o final do ano. “A Ford não tem um produto competitivo forte no segmento dos automóveis baratos”, admitiu.Em 2005, o Ka está na última posição do ranking de vendas de carros compactos 1.0, segundo dados da Fenabrave. Entre janeiro e setembro, foram colocados em circulação 12,6 mil unidades do modelo, contra 127 mil do Gol (Volkswagen) e 90,7 mil do Palio (Fiat).Com o novo modelo, especula o mercado, a Ford deve abandonar a idéia de que no mercado brasileiro o carro compacto “mil” é um veículo para jovens solteiros e casais sem filhos. Boa parte dos consumidores que está nesse segmento de mercado tem poder limitado, mas precisa transportar uma família no carro.Por isso, segundo o Valor Econômico, a parceria entre Fiat e Ford para a substituição do Fiat 500 e do Ka no exterior não servirá para o Brasil. A solução intermediária seria manter a plataforma do Ka – ou do substituto internacional -, mas com uma adaptação para que a capacidade do banco traseiro seja maior.