28/09/2005 16h26 – Atualizado em 28/09/2005 16h26
Reuters
A maior produtora de software do mundo, Microsoft, afirmou nesta segunda-feira que começará a vender anúncios vinculados a resultados de buscas de sites feitas por usuários de sua divisão online MSN. O aguardado anúncio surge em um momento em que a Microsoft enfrenta o Google no mercado de informação e serviços de Internet. Em jogo estão os lucros obtidos com propaganda online, particularmente com os anúncios exibidos em páginas de resultados de buscas feitas por internautas. O sistema é o principal motor das receitas do Google, maior mecanismo de pesquisa da Internet. A Microsoft, que tinha um acordo com o Yahoo para a exibição de anúncios, lançou o serviço pago de buscas adCenter na França nesta segunda-feira, depois de iniciar as operações em Cingapura em 31 de agosto. Os testes do adCenter nos Estados Unidos devem começar em outubro. O sistema de buscas da Microsoft permite aos anunciantes indicar o tipo de internauta que querem atingir, com base em critérios como localização geográfica, gênero e o assunto da busca. O mecanismo ajuda ainda a estimar custos de propaganda. De acordo com a empresa de pesquisa JupiterResearch, os anúncios em mecanismos de busca na Internet devem superar a propaganda em banners até 2010, quando as vendas online devem dobrar para US$ 18,9 bilhões. O crescimento dos anúncios baseados em mecanismos de busca reflete a maior confiança dos anunciantes no segmento e a sofisticação dos softwares.