03/09/2005 09h49 – Atualizado em 03/09/2005 09h49
Reuters
A Gradiente, fabricante brasileira de equipamentos de celulares, áudio e vídeo, vai estender para os telefones móveis uma aposta que já vinha fazendo nos outros eletrônicos —a de atrair os consumidores jovens com a tecnologia MP3, de música digital. O vice-presidente de Telecomunicações da Gradiente, Dante Iacovonne, anunciou nesta quinta-feira o lançamento de um celular com MP3, na esteira do que fez há duas semanas a Sony-Ericsson. A expectativa da Gradiente é a de colocar 100 mil unidades do “Vibe” no mercado brasileiro até o final do ano, a um preço sugerido de 749 reais. Esse modelo —incluindo um mini cartão com capacidade de armazenamento de mais de duas horas de música e que pode ser utilizado como memória portátil para dados— foi adaptado para o mercado brasileiro a partir de um modelo da empresa sul-coreana de design Ezze, especializada em celulares MP3. Os investimentos para o lançamento são de 3 milhões de dólares, segundo Iacovonne. Esse modelo passará a integrar o portfólio de exportações da empresa em 2006. Este ano, a companhia brasileira começa a exportar em outubro aparelhos para o México e Argentina, aproximadamente 150 mil unidades do modelo “Strike Blue”, um aparelho simples com flip. A produção total da Gradiente este ano deve somar 2 milhões de celulares, num mercado total no Brasil de 65 milhões de unidades, incluindo produtos para exportação, de acordo com estimativa do executivo. A fatia de mercado da empresa brasileira no segmento da tecnologia européia GSM deve passar de 5,8 para 10 por cento este ano.