35.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Honda Biz ganha novo modelo e motor 125cm3

29/08/2005 17h16 – Atualizado em 29/08/2005 17h16

Dourados News

Agora foi a vez de a Honda Biz ganhar um motor com cilindrada mais alta: em setembro chegam os modelos 2006 da motoquinha, que agora terão motor de 125 cm³ (em vez de 100 cm³). Serão duas versões: 125 KS, com partida a pedal (R$ 4.796) e 125 ES, com partida elétrica (R$ 5.455).Com esses valores, as novas Biz 125 ficaram 7% a 8,1% mais caras, conforme o tipo de partida. Das antigas, só a C100 Biz KS ficará em produção, e até o fim do ano. Hoje ela custa R$ 4.436. Quem olha a novidade percebe que mais coisas mudaram além do motor: o farol tem outro desenho, a lanterna traseira se alongou em direção às laterais e os pisca-piscas dianteiros passaram para o escudo. Mas o câmbio ainda é semi-automático de quatro marchas. A Honda parece ter repetido o que fez em 2004, quando várias concorrentes de 125 cm3 já cercavam a Titan e a marca respondeu com a linha 150.Com o antigo motorzinho de 100 cm3, a Honda Biz já enfrentava situação parecida e começava a disputar mercado com similares de preço mais baixo ou cilindrada mais alta e transmissão automática. E atenta aos próprios consumidores, a fábrica ouviu atuais donos de Biz e percebeu que eles queriam mais força do modelo nas subidas e potência extra para acompanhar o trânsito rápido de grandes avenidas.Com o novo motor, o modelo passou de 7,6 cv a 8.000 rpm para 9,1 cv a 7.000 rpm. O torque (força) subiu de 0,79 mkgf a 6.000 rpm para 1,06 mkgf a 4.000 rpm. O acelerador confirma esses números: a Biz 125 tem mais força e ganha velocidade rapidamente, sem que seja preciso torcer tanto o acelerador e esticar as marchas como antes. A Honda não divulga consumo de combustível, mas afirma que é semelhante ao da versão anterior (que chegou a 40,3 km/l num teste do Jornal do Carro). Para suportar a potência mais alta, as suspensões têm novo ajuste, o quadro foi reforçado e o freio dianteiro ganhou tambor de Titan. Ele segura bem a nova Biz nas freadas de emergência.O tambor traseiro não mudou, nem os pneus. Sobre o novo motor, é preciso dizer que ele não tem nada a ver com o da moto CG 125. Este aqui tem cilindro horizontal, é menos potente e seu comando de válvulas é por corrente em vez de varetas. Por causa dele, a Biz ganhou outro escapamento, com saída bem mais larga e agora com o corpo pintado de preto fosco e equipado com protetor contra queimaduras cromado. Ficou bem bacana.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.