27.6 C
Três Lagoas
domingo, 20 de julho de 2025

Andiroba pode funcionar como repelente contra a dengue

12/01/2005 08h25 – Atualizado em 12/01/2005 08h25

Max Press

A andiroba, uma árvore alta, frondosa, bonita, de folhas alongadas, com pequenas flores brancas e originária da região amazônica, é um ótimo repelente natural contra insetos, além de ter outras dezenas de funções benéficas à saúde. No mercado, a andiroba tem destaque na área cosmética, terapêutica e de repelência.

Os produtos à base de andiroba agem através do princípio fagorrepelente, ou seja, tiram o apetite dos insetos hematófagos, como pulgas, mosquitos, carrapatos, piolhos, moscas etc. “Esse componente da andiroba é encontrado em velas, tochas, produtos, cosméticos, tanto para o uso humano quanto veterinário, como shampoo, óleos corporais, cremes, gel, loções”, comenta Jorge Eduardo Antunes, diretor do Mundo Verde, maior franquia de produtos naturais, dietéticos e esotéricos da América Latina, com 107 lojas em todo o País.

Além de perfumar e decorar a casa, as velas à base de andiroba são ótimas como repelentes naturais contra o mosquito da dengue, borrachudos e outros, sem fazer mal à saúde nem ao ambiente, por causa da sua fumaça. “Para ser eficaz, repelindo o mosquito sem matá-lo, as velas devem ser naturais, sem a adição de produtos químicos perfumados ou coloridos, para não poluir ou fazer mal aos pulmões das pessoas”, alerta Jorge.

Nas lojas Mundo Verde, há uma variedade de velas de andiroba e outros produtos à base da árvore, muito procurados pelas pessoas nesta época favorável ao aparecimento de focos do mosquito da dengue, por exemplo. “As pessoas devem adquirir produtos que tenham selo de qualidade e autenticidade. Há muitos fabricantes que não produzem corretamente, principalmente, as velas e tochas, tornando-as ineficazes como repelentes”, alerta o diretor do Mundo Verde.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.