12/01/2005 09h34 – Atualizado em 12/01/2005 09h34
Globo On line
O dólar à vista abriu em alta de 0,25% nesta quarta-feira, sendo cotado a R$ 2,727 na compra e R$ 2,729 na venda. O risco-país brasileiro opera em baixa de 0,69%, aos 431 pontos-base.
O cenário externo continua a concentrar atenções nesta quarta-feira, com boas chances de influenciar os negócios por aqui. Entre os destaques do dia devem estar as oscilações dos preços do petróleo e a divulgação da balança comercial americana, ainda nesta manhã.
Mas o cenário interno também é acompanhado de perto. Uma das novidades é a afirmação do ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, de que o governo estuda medidas para flexibilizar os prazos para os exportadores venderem dólares no mercado. Com maior prazo para a troca de moedas, essas empresas poderiam aguardar momentos mais propícios. Na prática, a intenção é favorecer a valorização do dólar.
Por aqui, à medida que se aproxima a reunião de janeiro do Copom (Comitê de Política Monetária), aumenta a curiosidade em relação aos índices de inflação. Nesta manhã, o destaque é a inflação do IPC-Fipe, que subiu 0,68% na primeira quadrissemana de janeiro. A taxa é praticamente a mesma do fechamento de dezembro (0,67%) e ficou dentro do esperado pelos analistas.