11/01/2005 08h44 – Atualizado em 11/01/2005 08h44
Dourados News
O Ministério de Turismo decidiu ontem criar um código de conduta para orientar todos os profissionais que trabalham no setor na luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Segundo o jornal O Globo, o código terá orientações práticas, como o que os funcionários de hotéis podem fazer para evitar a exploração de menores por turistas estrangeiros.
Destinado a garçons, gerentes e recepcionistas de hotéis, motoristas de táxi, camelôs do litoral e funcionários de bares e restaurantes de cidades turísticas, o código é parte do Plano Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual e Comercial de Adolescentes e Crianças no Turismo.
O plano será lançado durante o Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, e conta com o apoio de organizações não-governamentais, entidades empresariais, fundações e representantes do setor turístico, que fazem parte do Comitê de Turismo Sustentável e Infância.
Ações iniciam com o carnaval: O Plano Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual e Comercial de Adolescentes e Crianças no Turismo inicia no carnaval. A primeira ação será o lançamento de uma campanha que pretende mobilizar autoridades da Prefeitura, do Estado e da União ligadas ao turismo, empresários do setor, ONGs e imprensa na distribuição de folhetos, camisetas e sacolas de lixo com frases contrárias a exploração sexual.
Para o coordenador de ações do Ministério do Turismo, Sidney Alves Costa, o plano “será uma mobilização de enfrentamento desse problema”. A representante da Confederação Nacional do Comércio (CNC) no comitê, Carmem Inês Garcia, disse que as ações demonstram que o País está atento para o problema e busca soluções.