16.2 C
Três Lagoas
domingo, 20 de julho de 2025

Duas mil Universidades devem participar da avaliação

11/01/2005 13h50 – Atualizado em 11/01/2005 13h50

Agência Brasil

Em 2005, quase 2 mil instituições de ensino superior devem participar do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Segundo o presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), Hélgio Trindade, as universidades estaduais e municipais que não têm obrigação legal de aderir ao Sinaes pretendem participar da avaliação.

No final do ano passado, a Conaes assinou protocolo de intenções com o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação para a adesão das 124 instituições estaduais e municipais ao sistema de avaliação.

“Em seis meses, nós tivemos uma ampla adesão dos sistemas privado e público”, afirmou Trindade. Na primeira edição do Sinaes, 1.735 instituições públicas e privadas de ensino superior se integraram à nova avaliação, totalizando mais de 90% de todas as instituições que têm vínculo com o ministério da Educação. Mesmo sem terem obrigação de participar do Sinaes, 67% das universidades estaduais se cadastraram volutariamente.

Desde setembro, elas estão passando por um processo de auto-avaliação. A adesão ao Sinaes também prevê a avaliação dos cursos pelo ministério da Educação e a participação dos estudantes no Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Segundo o balanço apresentado hoje (11) pela Conaes, o Enade teve alto índice de participação dos estudantes: apenas 9% faltaram à prova, que é obrigatória. Nesta terça-feira, a Conaes está dando início ao processo de avaliação dos resultados obtidos com o Sinaes para traçar diretrizes e ações para o aperfeiçoamento do sistema.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.