30.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 17 de julho de 2025

Novo presidente da Anatel pode ser conhecido hoje

10/01/2005 07h42 – Atualizado em 10/01/2005 07h42

Midiamax News

O novo presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) poderá ser conhecido nesta segunda-feira, após reunião do ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O mandato do último presidente, Pedro Jaime Ziller, venceu na última quinta-feira, dia 6, e o governo não informou oficialmente nem extra-oficialmente quem é o responsável legal pela Agência desde a última sexta-feira. A intenção de Eunício era definir o sucessor de Ziller até o dia 7, mas disse que não foi possível ter a reunião com Lula.

Ele não descarta a possibilidade de indicação de nenhum dos conselheiros da Anatel para o cargo, nem mesmo a recondução de Ziller. As apostas entre seus assessores, no entanto, apontam para a indicação de Plínio de Aguiar Júnior, que foi indicado para o cargo por Eunício, juntamente com Elifas Gurgel do Amaral. Ambos foram empossados em dezembro, e Amaral foi escolhido vice-presidente da entidade. Ele terá mandato de apenas um ano, enquanto Plínio ficará cinco anos na Agência.

Outro nome que chegou a ser cogitado para a sucessão, foi o de José Leite Pereira Filho, que foi nomeado para o Conselho no governo anterior. Mas essa possibilidade perdeu força nas últimas semanas. Também não há definição sobre o tempo do mandato do novo presidente. Ziller foi indicado para o cargo por apenas um ano, e ficará mais quatro anos com funções de conselheiro (diretor) da Anatel.

No início da semana já se esboçava a possibilidade de que o ministro não faria uma escolha definitiva para a Agência antes de vender o mandato de Ziller. Mas a expectativa era de que ele indicasse um presidente provisório, possivelmente Amaral, e deixasse a decisão definitiva para quando tivesse certeza se continuaria no Ministério das Comunicações após a reforma ministerial. Mas o ministro acabou não fazendo nenhuma indicação provisória, deixando a Agência acéfala por alguns dias, e decidiu fazer uma escolha definitiva nesta semana. (Da Agência Estado)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.