10/01/2005 13h47 – Atualizado em 10/01/2005 13h47
IG Notícias
A Comissão Eleitoral Central da Palestina declarou nesta segunda-feira o líder interino dos palestinos, Mahmoud Abbas, como vencedor das eleições deste domingo e novo presidente da Autoridade Nacional da Palestina, com 62% dos votos válidos. Jornais israelenses ressaltam que Abbas seguirá os passos de Arafat e que nada mudará nas relações com Israel.
Seu rival mais próximo, o ativista pelos direitos humanos Mustafa Barghouti, com 19% dos votos, já admitiu derrota. Abbas, que pediu aos grupos militantes palestinos que ponham um fim a seu levante, indicou que deseja se reunir com o primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, o mais breve possível.
Fontes israelenses dizem que Sharon está disposto a conversar sobre segurança com o novo líder palestino, mas negociações plenas sobre a paz terão que esperar.
“Quero agradecer o apoio a todos os eleitores e dedicar esta vitória ao espírito do comandante e “shahid” (mártir) Yasser Arafat, assim como aos milhares de prisioneiros (em prisões israelenses)”, declarou Abu Mazen ao término da jornada eleitoral que transcorreu sem incidentes importantes.
Os primeiros a comemorar os resultados foram os militantes do Fatah, a organização pela qual Abu Mazen se apresentou como candidato a estas eleições, convocadas depois da morte em novembro de Arafat, e que um setor da população palestina espera que dêem um novo empurrão ao processo de paz.
Centenas de militantes do Fatah saíram às ruas da Cisjordânia e de Gaza para festejar a vitória de seu novo líder, após saber que todas as pesquisas de boca-de-urna chegaram a apontar entre 66% e 70% dos votos.