16.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 18 de julho de 2025

Educadores de MS participam de Congresso em Brasília

10/01/2005 14h07 – Atualizado em 10/01/2005 14h07

Dourados News

Entre os dias 12 e 15 de janeiro de 2005, a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) realiza, em Brasília, o XXIX Congresso Nacional com o tema Educação pública só é prioridade com MAIS financiamento. Já passou da hora. Mato Grosso do Sul participa com uma delegação, liderada pela Fetems ( Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) de 63 pessoas entre delegados, suplentes e observadores.

De acordo com a direção da CNTE, além de estratégico do ponto de vista de projeto de nação, o financiamento da educação é crucial para atingir as mudanças necessárias na educação pública e encontra-se na ordem do dia, através do debate com o governo sobre os projetos de Fundeb e de Reforma Universitária “e da iminente necessidade social de alcançarmos patamares mais elevados de qualidade no ensino público”. A reforma sindical será outro destaque do congresso.

Segundo a presidente da Fetems, Mara Carrara da Silva, a participação no congresso significa que a categoria está consciente de seu papel nas discussões que interferem no processo educacional brasileiro. “Estamos atentos para o desenrolar das políticas públicas definidas para a educação e temos condições de contribuir para a melhoria da área”. Ela explica que a Fetems está presente em todas as ocasiões em que a educação esteja na pauta, portanto tem convicção que a experiência acumulada pode fazer a diferença em um debate.

A CNTE entende que a definição de um financiamento educacional compatível com as demandas do país não é algo isolado e nem se restringe a um nível de governo. Segundo a entidade, essa questão precisa da atenção de toda a sociedade e das três esferas de governo. “Mais ainda: está intrínseco às políticas econômicas internas e externas, à priorização do Estado em orçar e administrar gastos, ao investimento na cidadania e ao compromisso de promover a inclusão, a igualdade e a justiça social”.

O XXIX Congresso Nacional da CNTE deve reunir dois mil profissionais da educação de todo o país.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.