10/01/2005 15h59 – Atualizado em 10/01/2005 15h59
Agência Nordeste
Os ambulantes de João Pessoa descumpriram o acordo firmado com a Prefeitura da Capital e voltaram às ruas do Centro hoje. Eles haviam se comprometido, na última terça-feira, a retirar as bancas dos principais corredores da capital paraibana.
Em troca, a Prefeitura estudaria a possibilidade de abrigá-los em estabelecimentos mais movimentados. A estimativa é de que mais de mil camelôs trabalhem nas ruas da cidade.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Francisco Barreto, mostrou-se indignado com a postura dos camelôs e disse que a Prefeitura poderá adotar medidas mais drásticas para retirá-los das ruas.
“Entendemos os argumentos de que os shoppings populares onde eles estão são menos lucrativos, mas isso não justifica a ocupação das ruas, tirando o espaço dos pedestres”, disse, sem entrar em detalhes sobre as novas estratégias para retirar os ambulantes das ruas.
Os camelôs ocuparam as ruas do Centro em novembro do ano passado, abandonado os dois shoppings populares construídos pela Prefeitura para abrigá-los (o Durval Ferreira e o 4.400). Apesar da infra-estrutura oferecida, os comerciantes vinham reclamando da falta de movimento nos dois estabelecimentos. Eles chegaram a realizar várias manifestações pedindo o retorno para as ruas.