08/01/2005 11h03 – Atualizado em 08/01/2005 11h03
Radiobrás
O desafio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para 2005 será a integração de 1.000 municípios ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), medida que deverá representar uma trabalho extra também para os prefeitos que acabam de assumir os cargos. Integrar o SNT significa estar em conformidade com as diretrizes da política nacional para o setor, envolvendo aí os projetos de segurança e educação que podem ser firmados com o órgão máximo de trânsito do país.
Hoje, dos 5.506 municípios brasileiros, somente 629 estão integrados. De acordo com a política nacional de trânsito do governo federal, até 2014 todos os municípios brasileiros devem estar integrados ao SNT. De acordo com o coordenador jurídico e de fiscalização do Denatran, Fábio Antinoro, “a integração é interessante para qualquer administrador público porque visa colocar a sociedade no mundo atual das discussões de trânsito.
E não se concebe mais um município não ter não ter essa integração, porque trânsito hoje representa um grande prejuízo se não for bem administrado e se as questões de educação também não forem bem consideradas”.
Entre os projetos de educação para o trânsito, o Denatran busca a mobilização social, com a formação de multiplicadores, e a ampla divulgação das ações de sucesso.
Neste ano serão criadas 69 turmas em cidades onde o trânsito ainda não foi municipalizado, para a realização de 92 cursos específicos sobre gestão do trânsito, além de 60 eventos de assessoramento técnico.
Os próprios técnicos do departamento vão assessorar os municípios em processo de integração.