29/12/2004 16h32 – Atualizado em 29/12/2004 16h32
Midiamax News
O prefeito de Corumbá, Éder Brambila, reuniu-se hoje com o prefeito eleito Ruiter Cunha e também representantes da defesa civil do município para analisarem o laudo que aponta os prejuízos e estragos causados pelo forte temporal que assolou o município no último sábado. Todos discutiram a necessidade de decretar estado de alerta, em virtude da chuva intensa alagou casas, deixou famílias desalojadas e trouxe sujeira e depredação para a cidade, localizada a 426 quilômetros de Campo Grande.
Em entrevista ao MidiamaxNews, o prefeito mostrou-se favorável ao decreto de alerta, mas mostrou-se apreensivo já que, segundo ele, o decreto precisa ser homologado pelo governo do Estado. “Hoje é o dia D e devemos comunicar a decisão até às 18 horas, assim que o governo do Estado dê o parecer. Mas tudo indica que será decretado sim”, disse, referindo-se ao ‘alerta’ que deverá solicitar recursos federais em caráter de emergência para compensar os danos causados ao município.
Durante a semana o prefeito acompanhou a defesa civil em visita à zona rural e assentamentos prejudicados pela chuva. Os estragos, que foram relatados e fotografados, constam no laudo, como o rompimento de galerias pluviais, lajotas arrancadas, pontos intrafegáveis e muita sujeira. De acordo com Defesa Civil, 138 casas foram afetadas pelo alagamento, 393 pessoas desalojadas temporariamente e 22 ficaram desabrigadas.





