21/12/2004 14h16 – Atualizado em 21/12/2004 14h16
Agência Nordeste
As áreas que geraram o bloqueio de rodovias estaduais de Alagoas pelo Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL), na última semana, serão compradas. A informação foi anunciada na manhã de hoje pela Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)
O Incra nacional autorizou a celebração de um acordo judicial com o proprietário da fazenda Belo Horizonte, o ex-governador Geraldo Bulhões. Cerca de 280 famílias deverão ser assentadas.
O acordo judicial será feito na Justiça Federal, em Pernambuco, e logo após, a Superintendência do Incra poderá emitir os títulos da dívida agrária relativos à parte do imóvel reconhecida pelo órgão. A fazenda já foi desapropriada uma vez pelo Incra, mas o proprietário entrou com uma ação na Justiça e anulou o decreto. Depois disso, teve início uma demorada negociação. Este ano, o Incra conseguiu, finalmente, evitar um pedido de reintegração de posse e garantir a permanência das famílias acampadas.
Já a fazenda Buenos Ayres tem 1.651 hectares e deverá assentar 250 famílias. O processo de obtenção dessa área é por meio de compra e venda, um recurso previsto no Decreto Federal 433/92.




