27.7 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro de 2025

Ponte mais alta do mundo é inaugurada na França

14/12/2004 10h27 – Atualizado em 14/12/2004 10h27

AFP

O presidente francês, Jacques Chirac, inaugurou hoje a ponte de Millau, que é considerada a mais alta do mundo. A estrutura está a 343 metros sobre o vale do rio Tarn, superando em 23 metros a altura da Torre Eiffel de Paris.

Chirac descerrou uma placa comemorativa. Mais de mil convidados e quase 800 operários e técnicos que participaram da construção desta impressionante ponte compareceram à cerimônia.

A ponte só funcionará normalmente em 17 de dezembro, quando os motoristas terão que pagar um pedágio de 4,90 euros para passar, evitando o engarrafamento na cidade de Millau. A ponte faz a ligação entre Paris e a costa mediterrânea.

A obra, que possui 2.460 metros de extensão, foi projetada pelo arquiteto britânico Norman Foster, que se inspirou na Torre Eiffel. Além de eliminar problemas no trânsito, espera-se que a estrutura se torne um destino turístico. Nos últimos dois anos, 60 mil pessoas pagaram para olhar as obras e outros 500 mil visitaram o local.

A ponte reúne em sua estrutura recordes e proezas técnicas. “A altura, o número de pilares e seu comprimento fazem da ponte uma obra excepcional”, destacou o presidente da delegação de especialistas que revisou a obra, Jean François Coste.

Erguida em tempo recorde de três anos, a obra foi idealizada em 1987 e a primeira pedra foi colocada em dezembro de 2001. A estrutura metálica se apóia na terra e suas duas metades se uniram em 28 de maio passado sustentando-se em sete grandes pilares.

Segundo os construtores, o viaduto, que pesa 290 mil toneladas, está projetado para resistir a ventos de 250 km por hora. A Eiffage, o grupo encarregado da construção e manutenção desta ponte pelos próximos 75 anos, afirma que a ponte “funcionará perfeitamente” nos próximos 120 anos.

Ao todo, 3 mil pessoas trabalharam neste projeto, que custou cerca de 400 milhões de euros.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.