27.7 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro de 2025

Choque entre trens na Índia mata 27 e fere 50 pessoas

14/12/2004 10h51 – Atualizado em 14/12/2004 10h51

Folha On line

Dois trens colidiram nesta terça-feira em Punjab [300 km ao norte da capital Nova Déli], causando a morte de 27 pessoas e deixando cerca de 50 feridos, segundo informações oficiais.

Na Assembléia do Estado, o ministro Amarinder Singh chegou a anunciar 50 mortes e 150 feridos, de acordo com o jornal chinês “The Times of India”.

No local do acidente, 21 corpos podiam ser vistos deitados lado a lado, segundo informações da agência de notícias France Presse. Oficiais das linhas ferroviárias disseram que outros corpos foram enviados a hospitais. Segundo a agência de notícias France Presse, alguns corpos foram esmagados dentro dos trens.

O choque entre os trens ocorreu por volta das 12h30 (4h de Mato Grosso do Sul), em uma área rural ao sul do vilarejo de Mukerian, entre as cidades de Pathankot e Jalandhar, na Província de Punjab, quando o trem de passageiros Malwa Express chocou-se contra uma unidade múltipla -de passageiros e transporte de diesel [DMU, da sigla em inglês]-, que viajava entre Jalandhar e Pathankot.

A maioria das vítimas, entre elas mulheres e crianças, era formada por colonos que voltavam para suas casas após o final de semana. Muitos passageiros que viajavam nos dois primeiros vagões do DMU também morreram.

Equipes de socorros chegaram ao local do acidente cerca de 30 minutos depois do acidente, mas, antes disso, soldados, moradores dos vilarejos e passageiros que escaparam do acidente já prestavam ajuda às vítimas.

Há suspeitas, por parte do departamento que controla as ferrovias da região, que negligência da equipe que controla a central da estação de Mukerian [que fica a 12 km do local do choque] tenha permitido que o trem DMU seguisse na ferrovia enquanto o trem de passageiros Malwa Express recebeu autorização para pegar a mesma linha. Apesar da suspeita, a causa do acidente ainda não foi confirmada.

A rede ferroviária indiana tem 108 mil quilômetros e é a segunda maior do mundo, depois do sistema chinês. Cerca de 14 mil trens carregam diariamente 13 milhões de passageiros.

Aproximadamente 300 acidentes ferroviários acontecem diariamente na Índia. Um dos piores acidentes com trens na Índia aconteceu em 1998, quando uma colisão matou 220 pessoas, também em Punjab.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.