14/12/2004 11h02 – Atualizado em 14/12/2004 11h02
Coxim News
O ministro da Educação, Tarso Genro, informou ontem que o MEC vai estreitar o trabalho desenvolvido com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O anúncio foi feito durante a solenidade de entrega do Prêmio Técnico Empreendedor 2004, no auditório do MEC, em Brasília. “Uma das recomendações do presidente Lula é que tivéssemos uma atenção especial à formação técnica e tecnológica porque há necessidade de renovar a capacidade empreendedora do País”, disse o ministro.
Tarso Genro lembrou que o MEC preparou uma série de ações para o setor em 2005. “Não só a formação profissional com as escolas chão de fábrica, mas também com o início do processo de integração das escolas média e técnica”, declarou. Lançado em outubro, o projeto Escola de Fábrica dará formação profissional para jovens carentes. Serão investidos cerca de R$ 20 milhões e a meta é criar uma rede de 500 escolas já em 2005.
Em relação à integração do ensino médio e técnico, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou na semana passada o Decreto nº 5.154, que definiu orientações para a organização da educação profissional no Brasil e instituiu a possibilidade de integrar o ensino médio ao ensino técnico.





