03/12/2004 13h58 – Atualizado em 03/12/2004 13h58
Terras MS
Uma pequena câmera que reconhece faixas de pedestres e luzes dos semáforos pode ajudar cegos a atravessar a rua. O “olho eletrônico”, ainda em desenvolvimento no Instituto de Tecnologia de Kyoto, será adaptado no futuro para um uso mais abrangente por parte dos deficientes visuais. Dessa forma, eles poderiam locomover-se sem ter de usar bengalas ou contar com a ajuda de cachorros.
Já testado em laboratório, o aparelho consegue identificar faixas de pedestres, calcular a largura de ruas e identificar as cores dos semáforos.
Embora o protótipo não esteja pronto, ele será pequeno o bastante para ser encaixado em um par de óculos. A câmera será conectada a um microcomputador capaz de indicar as instruções.
O olho eletrônico é o mais novo de uma série de equipamentos destinados a ajudar pessoas cegas e também aquelas que têm a visão comprometida.Bengalas e outros utensílios equipados com laser ou radares podem alertar esses usuários quando eles se aproximam de obstáculos. Outros acessórios, como o GPS (Global Positioning Systems), indicam em tempo real ruas, restaurantes, parques e outros locais por onde o usuário passa.( Agência Lusa )




