26/11/2004 13h55 – Atualizado em 26/11/2004 13h55
MS Notícias
A Secretaria de Estado da Cultura e a Fundação de Cultura de MS comprometeram-se a efetuar, em 2005, a seleção de artistas do estado, interessados em participar da próxima edição do Festival América do Sul, previsto para o mês de maio, através de edital público.
A afirmação foi feita ontem à noite pelo novo Secretário Executivo do Fórum Estadual de Cultura, Sérgio Gonçalves, que manteve reuniões distintas durante a semana, juntamente com outros integrantes da Diretoria Executiva daquela instância, com o Secretário Silvio Nucci e com o Presidente da Fundação de Cultura, Pedro Ortale, com o objetivo de debater as relações do Fórum com a área de cultura do
Governo Estadual.
Ainda de acordo com Sérgio Gonçalves, além do compromisso da utilização de edital, o presidente da Fundação de Cultura solicitou à nova diretoria do Fórum que encaminhe sugestões das entidades culturais associadas para que sejam utilizadas na elaboração do documento que deverá conter as regras para a participação.
A decisão dos representantes da área da cultura do governo atende a reivindicação central contida no polêmico manifesto do Fórum Estadual de Cultura, divulgado no dia de setembro próximo passado, que apontava a ausência de regras transparentes para a participação dos artistas no evento.
Após sua divulgação, o manifesto foi “desautorizado” por parte dos integrantes da Diretoria do Fórum então em exercício, o que gerou um autêntico “racha” na direção da instância, o qual culminou com a substituição integral de seus componentes, ocorrida no dia 30 de outubro.
Nessa data foi também eleita uma nova Diretoria Executiva com mandato de dois anos, composta por Sérgio Ricardo Gonçalves (Secretário Executivo), Fernanda Gomes de Araújo (Secretária Executiva Adjunta), Fabíola Marques (Secretária) e Leda Sprandel (Secretária Adjunta), além dos assessores Rimidanw Callepso e Tatiana Vieira.
Ao finalizar as informações sobre os encontros mantidos durante a semana o Secretário Sérgio Gonçalves afirmou ainda que a instância representativa da classe artística de MS continua comprometida com o debate público de todas os assuntos de interesse da cultura sul-mato-grossense e que problemas, imperfeições e contradições são normais, e podem ser corrigidos desde que haja efetivamente vontade política de faze-la, finalizando: “é essa disposição que pretendemos colocar mais uma vez à prova”.
Outras informações podem ser obtidas com Sérgio Gonçalves, pelos telefones 356-0394 e 9989-2115. O Fórum Estadual de Cultura reúne-se amanhã, sábado, em caráter ordinário, a partir das 9 horas, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na capital.




