25/11/2004 10h08 – Atualizado em 25/11/2004 10h08
Coxim News
A Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e o Conselho de Secretários Estaduais de Educação (Consed), em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), fazem um estudo para saber onde há falta de professores de química, física, matemática e biologia no ensino médio público. A informação é da diretora do Ensino Médio da SEB/MEC, Lúcia Helena Lodi. Essa é uma das medidas para construir políticas que revertam a situação considerada “dramática” pela falta desses profissionais nas escolas.
“O problema é diferente em cada região, de estado para estado e em áreas de conhecimento. Para propormos as medidas, precisamos ter dados que exprimam a realidade da forma mais fiel”, disse Lúcia Lodi. Segundo ela, há a proposta de convocação para que os professores das disciplinas, aposentados ou não, que não exercem a profissão, retornem às escolas.
A Comissão de Aperfeiçoamento de Professores do Ensino Médio e Profissional (Capemp) sugere a criação de equipes multidisciplinares para desenvolver um projeto que integre a prática pedagógica; contratação de não-formados, desde que, em paralelo, sejam implementadas políticas de formação inicial e continuada; capacitação de professores de outras áreas para serem tutores de alunos sem aula de física, química, biologia e matemática.





