03/11/2004 07h37 – Atualizado em 03/11/2004 07h37
Assessoria de Imprensa
A empresa São Luiz lança, amanhã, uma frota de 18 novos ônibus que vão renovar parte de sua frota e remodelar os serviços oferecidos. O investimento é de R$ 7 milhões.
Entre as aquisições, estão 16 ônibus Marcopolo Paradiso 1.350, com chassi Scania K-124, trucado. Na parte técnica, os carros trazem ao motorista a comodidade do motor eletrônico e do câmbio “Comfort Shift”, que garante troca de marchas com suavidade e sem trancos.
O sucesso dos ônibus, comercialmente chamados de Bus D´Oro, está nos itens de conforto oferecidos ao usuário. Toalete, DVD, monitores de TV, Rádio AM/FM e CD, ar condicionado, geladeira, carregador de bateria de celular e, em 14 metros, estão dispostas 44 poltronas do tipo semi-leito turismo, com descanso para pernas, com braço interno individual para cada passageiro e estofadas com espuma em densidade especial no encosto da cabeça estão entre os diferenciais oferecidos nos Bus D`Oro. A decoração interna também apresenta sofisticação e leveza no design, visando oferecer mais descanso aos passageiros.
Além dos ônibus rodoviários, a São Luiz adquiriu dois ônibus da categoria suburbano Marcopolo Viale, com chassi Scania K-94, chamados Inter City. Estes carros passam a oferecer um novo serviço nas viagens em distâncias curtas, com muito conforto e comodidade, pois são dotados de ar condicionado e CD.
“A categoria suburbana possibilita uma nova composição tarifária e os usuários vão ter uma passagem muito mais barata”, anuncia Ângelo Possari, diretor operacional da São Luiz.
Com este reforço moderno e de alta tecnologia na frota, a diretoria da São Luiz tem o objetivo de iniciar uma nova era no atendimento aos passageiros. O investimento em carros vem acompanhado ainda de investimentos em informatização administrativa e operacional e de modernização na gestão empresarial, o que também provocará reflexos no serviço prestado aos usuários.
Faz parte da remodelação administrativa, a contratação da consultoria Aspecto, para implantar programa de gestão da qualidade; a contratação da empresa NetTech, que está implantando todo o sistema de comunicação entre as agências e garagens da São Luiz; e contratação da empresa Pro Risc, especializada em informatização de frotas.
A última empresa está fornecendo softwares específicos para transportes coletivos. Assim, a São Luiz está informatizando a manutenção corretiva e preventiva, seu controle de almoxarifado e vão vender passagens on-line, além de implantar modernos serviços aos usuários, como um canal para reclamações e sugestões, cadastros de fidelização e reserva de passagens. Nesta área de tecnologia já foram investidos mais de R$ 350 mil.
LANÇAMENTO
A campanha de lançamento dos novos carros vai ser ampla, com desfile da frota em 14 cidades, além de divulgação na mídia, distribuição de uma revista institucional e exibição de DVD institucional nos ônibus.
O primeiro desfile será em Três Lagoas (MS), dia 4, às 7h. Já o lançamento oficial ocorrerá às 20h, no Parque de Exposições “Joaquim Marques de Souza”, com a presença dos diretores da empresa, da Scania, da concessionária PB Lopes e da Marcopolo, além de autoridades locais. Durante o evento, ocorrerá uma coletiva de imprensa.
O diretor-presidente da Marcopolo, Paulo Belini, será um dos presentes à solenidade. A empresa é uma das maiores do mundo em fabricação de carrocerias e, há oito anos, é considerada uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, segundo pesquisa realizada pela revista Exame.
ROTEIRO
4/11 – Três Lagoas
8/11 – Andradina, Araçatuba
9/11 – São José do Rio Preto, Mirassol, Fernandópolis e Jales
10/11 – Santa Fé do Sul, Aparecida do Taboado e Paranaíba
11/11 – Cassilândia, Chapadão do Sul e Camapuã
12/11 – Campo Grande
A EMPRESA
A São Luiz tem sua matriz em Três Lagoas (MS) e leva passageiros para cerca de 100 cidades, em seis estados – Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal. Entre os locais atendidos, estão Brasília, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, Uberlândia, Cáceres, Rondonópolis, Paranaíba, Cassilândia, Araçatuba, Andradina, São José do Rio Preto e Jales. São transportados 80 mil passageiros todo mês.
A empresa conta com uma frota de 116 ônibus (urbanos, suburbanos, intermunicipais e interestaduais) e 36 veículos de carga e assistência, percorrendo 900 mil quilômetros por mês. Gera 524 empregos diretos e outros 300 indiretos e sua estrutura física é formada por nove garagens, quatro pontos de apoio, 63 guichês de venda exclusiva e 150 pontos de venda em parceria com outras empresas ou agências de viagens.
HISTÓRICO
A empresa começou a operar em 10 de maio de 1972, com o início das atividades lideradas pelos diretores fundadores Eugênio Possari, Ledovino Possari, José Souza Pereira e Rubens Miranda Mello.
Na época, o estado de Mato Grosso do Sul ainda não tinha sido desmembrado de Mato Grosso e as velhas jardineiras cortavam atoleiros, estradas de chão, cruzavam boiadas e sofriam com muita poeira num verdadeiro esforço de desbravamento do sistema de transporte de passageiros, através da região Centro Oeste do Brasil.
Em 78, a São Luiz saiu vencedora de uma licitação pública no Rio de Janeiro, conquistando o direito de opera a linha Campo Grande (MS) a Gioânia (GO). Assim, cidades interessantes no contexto sócio-econômico da região, como Rio Verde de Mato Grosso e Coxim, no Mato Grosso do Sul, e Mineiros, Jataí e Rio Verde, em Goiás, passaram a fazer parte do roteiro atendido pela Viação São Luiz.
As empresas do grupo foram surgindo no decorrer destes anos e, em 1982, foi constituída a São Luiz Encomendas e Cargas, que hoje tem uma moderna e competitiva logística na transferência e distribuição de cargas.
Tradicional na região Centro Oeste e em parte do Sudeste, a empresa iniciou seu processo de mudanças em 2000, ao adquirir seis ônibus Jum Buss 400, também com a marca comercial de Bus D´Oro. Junto com os veículos, a São Luiz renovou seu logotipo e a pintura dos ônibus.
A virada radical, no entanto, acontece agora em 2004. “Os nossos serviços serão reformulados em 100% porque quase todas as linhas terão ônibus com ar condicionado e os melhores ônibus de cada setor serão repassados para outras linhas, assim teremos o melhor desempenho comercial, com o melhor atendimento aos passageiros”, afirma Ângelo Possari.