24.5 C
Três Lagoas
domingo, 4 de maio de 2025

PT não decola em cidades onde governa

18/10/2004 09h25 – Atualizado em 18/10/2004 09h25

Correio Braziliense

Se o segundo turno das eleições fosse hoje, o Partido dos Trabalhadores perderia na maioria das cidades em que corre atrás da cadeira de prefeito, segundo pesquisas divulgadas no fim de semana. Nas capitais, o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva só não perde em Vitória, Cuiabá, Curitiba e Fortaleza. Nas praças mais importantes em que está na disputa, como São Paulo, Porto Alegre e Belém, os candidatos petistas estão muito atrás dos concorrentes.

O mau desempenho em São Paulo é o que mais chama a atenção. De acordo com a pesquisa Datafolha divulgada no sábado (16), o candidato tucano José Serra tem 52%; enquanto Marta Suplicy tem 40%. Quando a pesquisa perguntou quem vai ganhar as eleições, 67% dos paulistanos responderam que será o ex-ministro da Saúde. A disputa foi assunto de reportagens na edição deste domingo de jornais norte-americanos. O segundo turno acontece dia 31, daqui a duas semanas.

O curioso é que em todas as cidades em que o PT perde na corrida eleitoral o atual prefeito é do partido. É o que acontece em Belém do Pará, administrada pelo petista Edmílson Rodrigues. A candidata do PT, Ana Júlia Carepa, tem 39% das intenções de votos. Seu concorrente, Duciomar Costa (PTB), está na frente com 55%, segundo pesquisa Ibope. Nas eleições passadas, Ana Júlia foi eleita a senadora mais votada do Pará. Já Duciomar, que é deputado federal, perdeu a eleição para prefeito em 2000 por conta de acusações de que exercia medicina com diploma falso.

Em Porto Alegre, a mais recente pesquisa do Ibope também mostra o PT atrás. Segundo o levantamento, o candidato do PPS, José Fogaça, está à frente na disputa do segundo turno com 49% das intenções de voto na pesquisa espontânea e 51% na estimulada. O candidato do PT, Raul Pont, tem 38% na espontânea e 39% na estimulada. A margem de erro da pesquisa gaúcha é 3,5 pontos porcentuais, para mais ou para menos. Nas primeiras pesquisas, Pont estava na frente. O candidato já administrou Porto Alegre e o atual prefeito, João Verle, também é do PT.

Em Caxias do Sul, a candidata do PT, Marisa Formolo, nem perde nem ganha: empata. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul divulgou uma pesquisa no fim de semana sustentando que Marisa tem 45,5% das intenções de votos e seu concorrente, José Ivo Sartori (PMDB), tem 43,5%, o que significa um empate técnico.

Neste domingo, o Ibope divulgou pesquisa feita em Vitória. O levantamento aponta que o candidato petista João Coser está na frente, com 55% dos votos válidos. Seu concorrente, Cesar Colnago (PSDB), tem 30%. Em Fortaleza, pesquisa do Datafolha aponta que a candidata do PT, Luizianne Lins, lidera as intenções de voto. De acordo com o levantamento, ela tem 51% e está 12 pontos percentuais à frente do adversário, Moroni Torgan, do PFL, que tem 39%. Em Cuiabá, segundo o Vox Populi, o petista Alexandre César leva vantagem sobre Wilson Santos, do PSDB.

Lula ajuda candidato em Curitiba
Os candidatos petistas que amargam baixa nas pesquisas apelam aos ministros e ao próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nesta segunda-feira, Lula estará em Curitiba para um almoço com o governador Roberto Requião (PMDB). No entanto, na home page do candidato do PT à prefeitura de Curitiba, Ângelo Vanhoni, ele anuncia que uma das finalidades de visita do presidente seria a de ‘‘prestar apoio’’ à sua candidatura.

No mês passado, Lula foi multado por juiz eleitoral em R$ 50 mil por ter pedido votos para a candidata do PT à prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy. A campanha eleitoral em favor da candidata foi feita durante a inauguração da duplicação de uma avenida na capital paulista. O presidente recorreu para não pagar.

Agenda cheia
No fim de semana, a agenda dos principais ministros do governo Lula foi intensa em visitas a palanques e gravações de programas eleitorais. De norte a sul. O ministro da Casa Civil, José Dirceu, passou três dias no Paraná, participando de atividades com os candidatos petistas em Curitiba, Londrina, Ponta Grossa e Maringá. Neste domingo, Dirceu voou para Santos, onde a petista Telma de Souza disputa o segundo turno.

O ministro da Educação, Tarso Genro, também fez maratona no Paraná no domingo. No sábado, ele fez campanha em Goiás, nas cidades de Anápolis e Goiânia. Já os ministros Nilmário Miranda (Direitos Humanos) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) percorreram cidades de Minas Gerais. Na véspera, Patrus reforçou a campanha da candidata Luizianne Lins, que disputa o segundo turno em Fortaleza contra o pefelista Moroni Torgan.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.