18/10/2004 17h07 – Atualizado em 18/10/2004 17h07
JB Online
A comunidade judaica comemora hoje o centenário da imigração no Rio Grande do Sul. Fazendo parte das comemorações, foi inaugurado hoje no Mercado Público do bairro Bom Fim, em Porto Alegre, um monumento em forma da estrela de Davi. A obra é do artista plástico André Venzon, tem 5,2 metros de altura e foi uma iniciativa da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (Firgs). Hoje à noite acontece po lançamentoi do carimbo Postal do Centenário da 1ª Imigração Judaica organizada para o Brasil.
As primeiras famílias chegaram ao Rio Grande do Sul, em 18 de outubro de 1904, na região de Santa Maria. No Porto de Rio Grande, no Litoral Sul, desembarcaram 37 famílias, formadas por cerca de 300 pessoas, oriundas da Rússia, Romênia e Bessarábia.
No Rio Grande do Sul, vivem cerca de 13 mil judeus. A maior parte reside no bairro Bom Fim, em Porto Alegre, além de outros municípios do Estado. Segundo a Firgs, na capital gaúcha, há sete sinagogas, num total de 11 no RS, professando as correntes liberal, conservadora e ortodoxa.