15/10/2004 08h22 – Atualizado em 15/10/2004 08h22
ABN
Os bebês recém-nascidos, assim como os adultos, preferem olhar para rostos bonitos, segundo um estudo britânico.
A pesquisa da Universidade de Exeter, na Grã-Bretanha, mostra que os bebês nascem com preferências que os ajudam a entender o novo ambiente em que se encontram.
Foram apesentadas duas imagens lado a lado para os bebês, uma mostrando um rosto tido como bonito, outra, um rosto tido como pouco atraente.
Os pesquisadores disseram que os bebês passaram mais tempo olhando o rosto mais atraente.
“Os bebês nascem com um entendimento detalhado do rosto humano”, diz Alan Slater, psicólogo da Universidade de Exeter.
“Isso os ajuda a reconhecer rostos familiares, especialmente o da mãe, e a entenderem o mundo ao seu redor.”
Os recém-nascidos fazem isso, segundo os pesquisadores, apesar de possuírem uma visão embaçada.
“O rosto da mãe parece fora de foco para o recém-nascido, mas ele consegue diferenciá-lo do de outras mulheres 15 horas após o seu nascimento”, diz Slater.
Ele disse que, na média, os bebês passam 80% do tempo olhando para o rosto atraente do par. Os bebês usados na pesquisa tinham uma média de dois dias de vida, embora alguns tivessem apenas algumas horas.
“A beleza não está apenas nos olhos de quem vê, mas sim no cérebro do recém-nascido desde o momento do nascimento. Talvez mesmo antes disso”, diz o pesquisador.
Os pesquisadores também descobriram que os recém-nascidos parecem ter certas preferências musicais.
Eles puseram um fita vermelha em frente aos bebês. Quando os recém-nascidos olhavam para a fita, os pesquisadores tocavam uma música. Quando eles olhavam para outro lado, a música era desligada.
“Eles gostam se você toca as Quatro Estações de Vivaldi, mas se a mesma música é tocada de trás para frente, eles já não gostam tanto”, diz. (Paul Rincon/bbc)