15/10/2004 09h24 – Atualizado em 15/10/2004 09h24
Reporter MS
A obesidade é uma doença que atinge pelo menos 10% dos brasileiros, causando problemas de saúde mais graves como, por exemplo, aumento do nível de colesterol, complexos psicológicos. Segundo pesquisa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, adolescentes entre 10 e 19 anos apresentaram um aumento na incidência de sobrepeso que chegou a 17% em 1997.
O tratamento ortomolecular busca o equilíbrio do organismo por meio da absorção certa das substâncias (orto=correto) necessitadas pelo corpo, como vitaminas e minerais para o seu funcionamento correto. “Não se trata apenas de uma alimentação balanceada. É preciso também complementá-la com os minerais e as vitaminas que estão fazendo falta à pessoa”, explica o médico ortomolecular Dr. Marcos Natividade.
O primeiro passo é investigar deficiências nutricionais do organismo. O Mineralograma Capilar consiste na análise de um fio de cabelo que identifica a presença de metais tóxicos no corpo, como o chumbo – causador de determinados problemas. Um dos pontos observados nesses exames é a quantidade de Radicais Livres presentes no organismo do paciente. “Eles agem como uma ferrugem e lesam o corpo, desencadeando diversas doenças”, explica Dr. Marcos Natividade.
Na dieta ortomolecular, como em qualquer outra, é preciso disciplina e dedicação. Segundo o médico, os resultados são muito bons, mas dependem muito do paciente. Não se trata de um tratamento milagroso e a perda de peso acontece graças à reeducação alimentar e ao equilíbrio nutricional promovido pelos suplementos.
“Esse equilíbrio soluciona problemas como estresse, retenção de líquido, TPM e depressão, que muitas vezes são a causa do excesso de peso. A reposição de nutrientes permitirá ao paciente comer o que quiser; porém, bem menos porque não sentirá aquela compulsão”, completa Dr. Marcos Natividade.
Os benefícios do tratamento ortomolecular também podem ser revertidos para a área estética, colaborando para minimizar celulites, por exemplo, e evitar o envelhecimento precoce. Não significa que impede o envelhecimento, mas sim ajuda a pessoa a envelhecer da forma mais saudável possível.