15/10/2004 10h00 – Atualizado em 15/10/2004 10h00
Midiamax News
O trabalho que levou quase 12 dias de combate ao incêndio no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari terminou com o controle total dos focos, que podem ter sido provocados com a queda de raios na região. A informação é do setor de comunicação do Corpo de Bombeiros. mas essa suposição só poderá ser comprovada depois de uma perícia que ainda não tem data definida.
De acordo com o sargento Wilson Pereira de Freitas, do setor de comunicação, 33 homens foram deslocados até o local para apagar as chamas; eles foram monitorados por uma equipe que sobrevoou de avião a área atingida, por se tratar de uma região de difícil acesso com terreno íngreme e floresta densa.
No sobrevôo realizado nessa quinta-feira homens dos bombeiros acompanhados do comandante geral Freud Jacques Teixeira e do capitão Francimar Vieira da Costa, integrante da diretoria de proteção ambiental, orientaram por GPS (sistema de orientação por satélite) outros homens que adentraram o Parque por terra.
Nessa operação conjunta foi possível controlar o incêndio e retornar para a base em Campo Grande com a certeza de não ter ficado nenhum rescaldo. O sobrevôo também confirmou o tamanho da devastação causada pelo fogo: 5 mil hectares.