14/10/2004 11h00 – Atualizado em 14/10/2004 11h00
Reuters
O Japão confirmou outro caso da doença da vaca louca em um animal de 48 meses de idade, o 14o caso desde que a doença foi descoberta pela primeira vez no país asiático em setembro de 2001, informou o Ministério da Agricultura nesta quinta-feira.
A vaca, que morreu em um acidente, era da ilha de Hokkaido, norte do país.
O último caso de vaca louca que havia sido informado pelo Japão foi tornado público em 23 de setembro, referente ao contágio em uma vaca de 103 meses do distrito de Nara, oeste do país.
O Ministério da Agricultura está conduzindo testes em todos os animais mortos de 24 meses de idade ou mais desde abril deste ano, enquanto o Ministério da Saúde tem realizado testes em todos os animais sacrificados para alimentação desde outubro de 2001.
A política de examinar todos os animais em busca de vestígios da doença da vaca louca, formalmente conhecida como Encefalopatia Espongiforme Bovina, é o principal ponto de discórdia entre Washington e Tóquio nas conversações sobre o fim do embargo às importações de carne bovina dos Estados Unidos.
O Japão, antes o maior comprador internacional da carne bovina dos EUA, suspendeu as compras do produto –avaliadas em 1,4 bilhão de dólares– depois que o país norte-americano descobriu seu primeiro caso de vaca louca, em dezembro.