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quarta-feira, 30 de abril de 2025

Livro incentiva utilização de histórias na educação

13/10/2004 14h48 – Atualizado em 13/10/2004 14h48

Coxim News

Aprender a gramática da língua portuguesa por meio de Histórias em Quadrinhos (HQs) é apenas uma das possibilidades propostas no livro Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula, organizada pelo professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Waldomiro Vergueiro, com a colaboração de alunos de pós-graduação da faculdade.

A obra pretende ser um manual de incentivo a professores de todos os níveis de ensino, para que usem as Histórias em Quadrinhos como material de apoio didático durante as aulas. “Nós esperamos que as HQs complementem as atividades didáticas. Os professores devem buscar, nas histórias, elementos específicos para a discussão”, explica Waldomiro.

O professor estuda as HQs desde 1979, ministra a disciplina optativa “Leitura Crítica de Histórias em Quadrinhos” pelo Fórum Permanete Interdisciplinar da Escola de Comunicações e Artes, e apenas nos últimos anos passou a concentrar sua pesquisa em aspectos educativos das histórias. A idéia da formulação de um livro para orientar professores que desejam implementar HQs nas salas de aula surgiu junto a um grupo de alunos de pós-graduação da ECA. “Muitos professores ligam atrás de orientação porque querem utilizar história em quadrinhos mas têm dificuldades, não sabem como fazer isso”, afirma.

As vantagens na utilização desde tipo de recurso didático são o baixo custo de aquisição dos gibis, a fácil localização deste material e a familiarização dos estudantes com este meio de comunicação. A combinação de imagens, onomatopéias e texto atrai a atenção dos estudantes e estimula o estudo e o conhecimento.

Muitos críticos da utilização de HQs em salas de aula argumentam que os gibis desestimulam a leitura de livros didáticos e contribui para a formação de adultos que não gostam de ler. O professor Waldomiro discorda desta afirmação: “muitas pesquisas apontam que crianças que começam a ler com os quadrinhos têm mais facilidade para ler outros livros e procuram outras fontes de informação”.

A utilização dos quadrinhos deve ocorrer em consonância com os livros didáticos, sendo que um não implica na extinção do outro. O ideal, segundo o professor, é que gibis sejam apresentados a alunos de todas as faixas etárias durante o período escolar. Num primeiro momento, as histórias serviriam para estimular o hábito de leitura e o interesse pela escola. Já com alunos mais velhos, o ideal seria utilizar as HQs como suporte e exemplificação de temas específicos das aulas, como uma discussão sobre costumes de época ou sobre variações da linguagem, por exemplo.

Waldomiro afirma, ainda, que a utilização dos quadrinhos nas escolas já estava prevista na última reforma educativa, mas muitos professores não sabem como fazer esta inclusão. O livro, produzido pelo professor e pelos alunos da ECA, deve promover a capacitação de profissionais do ensino para a difusão dos quadrinhos nas salas de aula.

O lançamento oficial do livro acontece hoje, a partir das 19h30.

Serviço

Título: Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula
Autores: Waldomiro Verqueiro, Ângela Ramos, Paulo Ramos, Túlio Vilela e Alexandre Barbosa.
Editora Contexto, 2004, 160 páginas.
Preço: R$ 25,00.

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