30/09/2004 09h53 – Atualizado em 30/09/2004 09h53
MS Noticias
Nesta sexta-feira, dia 1º de outubro, às 17h30, no Hotel Bahamas, acontece a palestra “Programa de nutrição para avestruz” com o especialista sul-africano e PHD em nutrição animal, Fannus Cilliers. O evento é uma realização da Fazenda Dona Débora e da Mogiana Alimentos – Guabi e conta com o apoio da ABRE – Associação Brasileira de Estrutiocultura e da ACAMS – Associação dos Criadores de Avestruzes de Mato Grosso do Sul.
O cientista Fannus Cilliers foi o primeiro estudioso a receber o título de PHD em nutrição animal do mundo. Ele já desenvolveu pesquisas para estabelecer estimativas relacionadas às necessidades de energia metabólica e aminoácidos para a manutenção e crescimento de avestruzes. De acordo com os dados levantados por Cilliers, as dietas utilizadas por outras aves não são adequadas para o avestruz, “pois trata-se de um animal com características específicas e que exige uma dieta exclusiva”, explica o diretor comercial da Fazenda Dona Débora, Cláudio Costa.
De acordo com Costa, a palestra vai ser uma oportunidade para os criadores de Mato Grosso do Sul, ouvirem “um dos mais renomados especialistas mundiais em nutrição de avestruzes”. Além de conhecer as alternativas de alimentação para esses animais disponíveis no Brasil. “A Guabi, nossa parceira neste evento, é líder nacional na comercialização de rações para avestruz. Isto significa que os participantes terão acesso a informações nutricionais importantes para o crescimento do seu plantel”, continua Cláudio Costa.
A Mogiana Alimentos – Guabi também firmou parceria com a empresa sul-africana Camelus Internacional. Ela é líder no mercado da África do Sul, que é o maior criador de avestruzes do mundo, e da Namíbia com comercialização de ração consultoria em nutrição, agricultura e projetos para criação de avestruz em países como a Espanha, Portugal, Egito, Arábia Saudita, entre outros.
Criada há quatro anos pelo empresário Carlos Palazzini, a Fazenda Dona Débora é uma das mais importantes produtoras de avestruzes do país, sendo referência em incubação em toda a América do Sul. Para isso, construiu um incubatório com capacidade para 14.500 ovos/ano, já que o período de incubação é de 42 dias. A fazenda também utiliza a mais moderna tecnologia aplicada no desenvolvimento do seu plantel, além da estrutura necessária para oferecer ao mercado filhotes e reprodutores puros de origem, suporte técnico para o futuro investidor, treinamento de pessoal especializado, projetos de criadouro, hospedagem de animais e centro de incubação.
A palestra “Programa de nutrição para avestruz” será nesta sexta-feira, dia 01 de outubro, às 17h30, no Hotel Bahamas, na Rua José Antonio, 1117. A entrada é gratuita.