30/09/2004 14h58 – Atualizado em 30/09/2004 14h58
Da Redação
Segundo nota divulgada pelo Sindicato dos Bancários de Três Lagoas, os bancários da Caixa Econômica Federal (CEF) irão continuar a greve, que no Brasil, já dura 16 dias. Em Três Lagoas, apenas a CEF continua em greve.
O dirigente sindical e representante da CEF, José Uilson da Silva, explicou que a decisão foi acatada depois de uma assembléia realizada na noite de ontem. “Às 14 horas de ontem, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) realizou uma reunião em São Paulo, mas ao invés da negociação esperada, o juiz apresentou uma liminar que impõe que 60% dos bancários retornassem a trabalhar. Os bancários não acataram a decisão e já entraram com recursos”.
Silva explicou que a medida foi tomada devido ao fato de que amanhã começam os pagamentos aos aposentados no Brasil. De acordo com a Nota, em Três Lagoas, os aposentados que tiverem o cartão de recebimento dos benefícios (Cartão Cidadão) poderão receber nos caixas eletrônicos e casas lotéricas, bem como outras operações. “Já aqueles que não tiverem o cartão terão que ser prejudicados, infelizmente”.
GREVE
O presidente do Sindicato dos Bancários de Três Lagoas, Altamiro Garcia Barbosa, explicou que a Caixa Econômica Federal, que possui duas agências na Cidade, é a única que está em greve. “Os outros bancos conseguiram através de liminares, que são arbitrárias ao direito de greve, previsto em lei”.
O motivo da greve é o reajuste salarial de 25%. Na ultima negociação realizada, os banqueiros apresentaram o de 8,5%. Silva explicou que defasagem salarial dos bancários da Caixa gira em torno de 75% nos últimos 10 anos. “Nós não estamos buscando um aumento, mas sim uma reposição”. Ele finalizou dizendo que os 24 funcionários do banco estão aguardando uma nova mesa de negociações.