29/09/2004 16h44 – Atualizado em 29/09/2004 16h44
MS Noticias
O vereador do PTB, Jamal Salém, apresentou na Câmara Municipal de Campo Grande, projeto de lei que prevê a instalação em locais estratégicos do município, aparelhos de telefone público para uso de deficientes auditivos.
O Surtel é um aparelho elaborado especialmente para surdos. A Ligação é bem simples, o deficiente faz a chamada para outro aparelho igual, através de um teclado, as mensagens são lidas através de um visor. Quando a ligação for para um telefone convencional, a ligação é feita através de uma operadora que repassa oralmente a mensagem escrita. O aparelho também pode ser usado como telefone comum.
Seguindo a mesma linha da capital Federal, a primeira a instalar telefones para surdos, há pouco mais de um ano, o vereador destaca que o objetivo maior do seu projeto é chamar atenção da sociedade para um problema que afeta milhões de brasileiros. “Nós enquanto legislativo devemos proporcionar direitos iguais aos surdos e reconhecer sua cidadania” frisou.
Analisando que temos milhões de deficientes auditivos que fazem parte do mercado de trabalho e do mercado consumidor, a conscientização tanto do ponto de vista social como mercadológico, virá com o tempo até que a aquisição de um aparelho adaptado. Pelo texto, as despesas ficam por conta da Prefeitura Municipal de Campo Grande.
Tramitação – A matéria tramita em regime simples, já passou pelas Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Cidadania e Direitos Humanos. O próximo trâmite é a discussão em plenário.