29/09/2004 17h16 – Atualizado em 29/09/2004 17h16
Conesul News
A medicina tradicional poderá ter benefícios reais no tratamento de doenças como o câncer e os diabetes, anuncia a BBC. Os especialistas do King’s College, de Londres, fizeram uma série de testes científicos com várias ervas tradicionalmente usadas na China, no Gana e na Índia, que demonstraram ter efeitos reais contra estas patologias.
Os cientistas analisaram um tratamento tradicionalmente usado na Índia para os diabetes, uma erva usada no Gana para a cicatrização de feridas, e um remédio usado na China e Tailândia contra o câncer. Com os resultados obtidos, os especialistas esperam identificar novos compostos existentes nas plantas passíveis de ser utilizados em medicamentos.
Uma das plantas examinada, uma erva tradicionalmente usada na Índia para o tratamento dos diabetes, demonstrou ter compostos que restringem a ação de uma enzima digestiva envolvida na decomposição dos nutrientes em glicose.
Um diabético não produz insulina suficiente em relação a um aumento rápido dos níveis de glicose no sangue. Ao diminuir a velocidade da decomposição dos amidos, é possível conseguir um escoamento mais equilibrado da glicose para a corrente sanguínea. Os especialistas estão agora estudando a forma como a erva usada na Índia permite esse efeito.
Em estreita colaboração com cientistas da Universidade de Ciências e Tecnologia de Kwane Nkkrumah, no Gana, os especialistas britânicos analisaram também as propriedades das plantas usadas pela etnia ashanti para ajudar na cicatrização de feridas.
Os testes revelaram que extratos de uma erva demonstrou atividade antibacteriana e anti-fungo, pelo que pode ter propriedades que facilitam a cicatrização de feridas, além de impedir infecções.
Também analisadas foram as plantas usadas na medicina tailandesa e chinesa para o tratamento do câncer. Os cientistas fizeram testes para verificar a sua eficácia em inibir o crescimento de células cancerígenas. Foi registrada uma «atividade promissora» contra as células de câncer do pulmão.
(DD)