28/09/2004 10h06 – Atualizado em 28/09/2004 10h06
Coxim News
O consumidor deve tentar pagar suas contas em dia, apesar das dificuldades causadas pela greve dos bancários que começou no dia 15 deste mês. Segundo a assessoria de comunicação do Procon de São Paulo, o consumidor deve tentar utilizar outra opção para o pagamento, como o caixa eletrônico ou outra agência, por exemplo.
Caso não consiga realizar a operação, a alternativa é contatar o credor por escrito – com o aviso de recebimento que é feito pelos Correios – solicitando nova emissão de boleto bancário para negociar a não cobrança de multa ou outra forma de pagamento.
De acordo com o Procon, se o contato for feito por telefone, o interessado deve obter um número de protocolo junto ao credor.
A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) orienta o consumidor a procurar alternativas como as casas lotéricas para o pagamento de contas de luz, água, telefone e gás. Outra forma de pagamento é o atendimento bancário feito por telefone ou internet. As contas ou boletos bancários que não forem pagos no prazo indicado, mesmo no período de greve, terão os valores acrescidos de multa.