28/09/2004 14h28 – Atualizado em 28/09/2004 14h28
Da Redação
O ciclista, Adalberto de Freitas Neto, o “Beto”, 37 anos, conquistou o terceiro lugar nas competições V Volta de Dracena de Ciclismo e na 5ª Copa Regional de Ciclismo. Beto explicou que conquistou o terceiro lugar na 3ª Etapa da competição da cidade de Dracena (SP), realizada no ultimo dia 12, onde foram percorridos 40 km. Ele disputou na categoria Máster e foi o único participante de Três Lagoas.
Segundo o ciclista, está participando da competição uma média de 30 atletas por categoria, que no total são oito. No dia 7 de novembro ele deverá retornar a cidade para disputar a final.
Na oitava etapa da 5ª Copa Regional, realizada nesse domingo (26), Beto também conquistou a terceira colocação na categoria Sênior A, foram percorridos 50 km. As próximas disputas são no dia 31 de outubro e a final do dia 28 de novembro, na cidade de Araçatuba. “O local da nona etapa ainda não foi definido”.
FALTA DE PATROCÍNIO
Beto explicou que trabalha como moto taxista durante 12 horas e chega a treinar duas horas ao dia. “O que falta mesmo são patrocinadores, pois assim eu poderia diminuir o tempo de trabalho para me dedicar mais aos treinos. As vezes eu levanto de madrugada para poder treinar”, comentou.
O ciclista pratica há 10 anos e chegou a ser campeão estadual duas vezes e foi campeão MTB em São Paulo em 1.999. Depois disso, sua bicicleta foi furtada e ele acabou fincando dois anos parados. “O preço de uma bicicleta própria para competição de ciclismo pode chegar ao valor de um carro”.
O problema de falta de patrocínio, segundo o ciclista, levou muitos atletas três-lagoenses a abandonarem o esporte. “Muita gente que eu conheço acabou desistindo por falta de apoio, eu mesmo deixei de competir o Brasileiro em Santa Catarina, na semana passada, por falta de patrocínio. Eu tenho uma família para sustentar”. Beto foi selecionado para o brasileiro depois de ficar entre os 10 primeiros colocados no Ranking Estadual.