28/09/2004 15h52 – Atualizado em 28/09/2004 15h52
Reporter MS
O desempenho dos estudantes da 4ª série do ensino fundamental da área rural brasileira, em leitura, no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2003, é 29,2 pontos menor que o das crianças que estudam em área urbanas. Em todas as regiões, o desempenho na área rural é inferior, mas a diferença é maior na Região Nordeste (23,2). A menor diferença de desempenho acontece na Região Sudeste: 15,7 pontos.
A comparação entre as regiões mostra, ainda, que os estudantes da área urbana com desempenho melhor estão na Região Sudeste (182,5) e os com menor aproveitamento na avaliação concentram-se na Região Nordeste (158). De acordo com o Saeb, na 4ª série do ensino fundamental é esperado que o estudante alcance 200 pontos em leitura, patamar considerado minimamente satisfatório.
Segundo o diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), Carlos Henrique Araújo, esse resultado é mais um indicador das desigualdades no sistema educacional brasileiro e reflete a inversão, a partir da segunda metade do século XX, do eixo econômico do meio rural para as cidades. “Para elevar a qualidade da educação no meio rural, será necessário levar em conta as especificidades do campo”, afirmou o diretor.
O Ministério da Educação vem discutindo políticas específicas para a educação do campo com o objetivo de viabilizar o desenvolvimento das comunidades rurais. Para isso, foi criado um grupo permanente de trabalho de educação do campo, que tem como objetivo proporcionar subsídios para a elaboração de políticas públicas. As metas são: garantir a universalização com qualidade do atendimento na educação básica; promover a formação; e fomentar a remuneração ou a adoção de incentivos diferenciados aos educadores do campo.
O Saeb foi aplicado pelo Inep/MEC a uma amostra de estudantes da 4ª e da 8ª séries do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio, de todas as unidades da Federação. No caso da educação rural, a amostra do Saeb é construída para apresentar resultados para a 4ª série e por região geográfica.
Matemática – A diferença de desempenho no Saeb, entre estudantes das áreas urbana e rural da 4ª série do ensino fundamental, em Matemática, é menor que 12,3 pontos na Região Norte. No Brasil, a diferença de pontuação chega a 27,8 pontos. Na Região Nordeste, os alunos da área rural têm o desempenho mais baixo no País e esta é também a região em que a diferença de desempenho para as crianças que moram nas cidades é maior: 21,3 pontos. Em Matemática, o esperado é que o estudante da 4ª série atinja, no Saeb, 200 pontos.