28/09/2004 16h31 – Atualizado em 28/09/2004 16h31
Dourados News
Um tratamento que não era acessível a 99% da população de baixa renda agora pode ser feito no Hospital Universitário de Dourados (HU), através do Sistema Único de Saúde (SUS): as intervenções nas articulações dos ombros e joelho, uma cirurgia eletiva programada.
Hoje uma dessas cirurgias foi feita no hospital pelo médico ortopedista Irapuan Pedrosa. A lesão de menisco do paciente, com vistoria na articulação e limpeza geral, que no particular custaria em média R$ 2.500, foi realizada no HU, paga pelo SUS.
Segundo o médico, além de possibilitar o tratamento para as pessoas de baixa renda, como trabalhadores de indústrias que sofrem com esse tipo de lesão, a unidade hospitalar está completamente preparada para atender os casos, possuindo instrumental necessário para as intervenções.
O problema é comum e atinge, na maioria, jovens em idade produtiva, pessoas que sofrem de LER e atletas, como aconteceu com os jogadores Vampeta, Zico e Casagrande que sofreram lesões de ligamento e outros que praticam vôlei e handebol.
Segundo o médico, que atende no HU desde 2003, já existem cerca de 50 cirurgias represadas para casos de joelho e ombro no hospital que estão sendo atendidos por ordem de prioridade, conforme a necessidade do caso. Foi neste ano, que a Prefeitura de Dourados juntamente com o Governo do Estado e Federal colocaram em funcionamento a ala de internações do hospital para a realização de cirurgias eletivas de baixa e média complexidade. Dourados ganhou 54 novos leitos para o atendimento à população.