19.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 30 de abril de 2025

Blecaute atinge região nordeste por quase uma hora

27/09/2004 15h35 – Atualizado em 27/09/2004 15h35

Click 21

Um problema na subestação da usina de Xingó deixou a Região Nordeste, com exceção do Maranhão, sem energia elétrica por quase uma hora na manhã desta segunda-feira. Segundo informações da Chesf, o fornecimento para a região foi interrompido às 10h38 e foi totalmente restabelecido 54 minutos depois.

As razões do desligamento não foram ainda determinadas. Segundo a geradora estatal, a falha na subestação provocou o desligamento das máquinas geradoras da usina de Xingó, que no momento operava com uma produção de cerca de 2 mil MW (pouco menos que um terço das necessidades do Nordeste). A hidrelétrica está localizada no Rio São Francisco, na divisa entre os Estados de Alagoas e Sergipe.

Com o desligamento das máquinas, foram acionados os sistemas de proteção da malha de transmissão, o que provocou a queda (desligamento) de uma linha de interligação entre o Nordeste e o Sudeste e outra que interliga o Nordeste ao Norte.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.