24/09/2004 11h06 – Atualizado em 24/09/2004 11h06
Agora MS
A coligação “Ponta Porã Para Todos” protocolou na tarde desta quinta-feira, 23 de setembro, pedido para retirar do ar uma propaganda veiculada pela coligação “Por Amor a Ponta Porã” onde aparece o presidente Lula pedindo voto para o candidato Vagner Piantoni, do PT.
A coligação “Ponta Porã Para Todos” justificou que a utilização da imagem do presidente na propaganda eleitoral gratuita fere a legislação vigente no país. A maior autoridade do Poder Executivo no país já teve problemas em São Paulo, ao aparecer na propaganda eleitoral da candidata do PT à Prefeitura da capital paulista. Lula inclusive pediu desculpas publicamente por entender que feriu a lei eleitoral naquela oportunidade.
O pior de tudo no caso da propaganda do candidato do PT em Ponta Porã é que a propaganda, segundo a coligação “Ponta Porã Para Todos”, usando a imagem do presidente da República é uma montagem grosseira de um pronunciamento feito pelo atual presidente na campanha eleitoral passada. Na época, Lula era presidente de honra do PT. A coligação “Ponta Porã Para Todos” tem inclusive uma cópia do pronunciamento anterior. Esta cópia foi anexada ao pedido enviado à Justiça Eleitoral.
A montagem foi feita com base em truques de edição de imagens. Uma forma de enganar o eleitor. Trata-se de uma tentativa de favorecer o candidato a prefeito pelo PT. O pedido para a suspensão da referida propaganda foi protocolado pela assessoria jurídica da coligação “Ponta Porã Para Todos” na 52ª Zona Eleitoral.