20/08/2004 09h31 – Atualizado em 20/08/2004 09h31
O Diabetes é uma doença muito grave, por ter muitas complicações como cegueira, gangrena nos pés, hipertensão arterial, angina, insuficiência renal, entre outras. Diversos trabalhos mostram que, mesmo o paciente fazendo controle alimentar e usando a medicação corretamente, cedo ou tarde, ele apresentará uma ou mais das complicações do Diabetes. Isto se deve aos Radicais Livres, que são substâncias com carga elétrica negativa e que agem lesando os tecidos, inclusive a circulação sangüínea.
“O Tratamento Ortomolecular, além da reposição de nutrientes, tem como objetivo combater os Radicais Livres evitando sua ação lesiva no organismo. Sabemos que até o stress gera Radicais Livres, mas no caso do Diabetes – todas as vezes que temos pequenas oscilações da Glicose acima do normal – ocorre uma grande liberação destes Radicais Livres. Sua ação lesa gradativamente os tecidos, mesmo que o paciente faça dieta e tome a medicação corretamente”, explica o médico ortomolecular, Dr. Marcos Natividade.
O ideal é fazer sempre o tratamento de forma preventiva, já que esta é uma doença incurável. Neste caso, filhos de pais diabéticos deveriam fazer uma avaliação Ortomolecular uma vez por ano. Através de exames simples como a gota de sangue e o Exame do fio de cabelo que, respectivamente, verificam os Radicais Livres e as deficiências minerais, e juntamente com as informações do questionário dirigido na consulta é possível avaliar se aquele paciente tem tendência de desenvolver a doença no futuro.
“Pode-se perguntar: este tipo de tratamento cura o Diabetes? Não porque esta ainda é uma doença incurável, mas livra o paciente de todas as complicações. Isto é um grande benefício”, completa Dr. Marcos Natividade.
Fonte:Reporter MS



