19/08/2004 09h26 – Atualizado em 19/08/2004 09h26
A estréia do programa eleitoral foi dosado de emoções e de uma guerra particular, entre os dois líderes da corrida à sucessão, com números de pesquisas de institutos diferentes. Estes foram alguns dos ingredientes que temperaram o primeiro dia do horário gratuito na TV.
A sensação no primeiro momento, apesar da abordagem individual, é que os marqueteiros procuraram passar uma imagem de idealista para os postulantes.
Os candidatos Wilson Santos (PSDB) e Josué Neves (Prona) foram os únicos que apresentaram os respectivos vices. No bloco noturno, apenas o candidato do PPS, Sérgio Ricardo, apresentou um novo programa, com apresentações de sua história pessoal e política. O governador Blairo Maggi também fez a defesa da candidatura do seu correligionário.
Os candidatos melhores candidatos na disputa à prefeitura de Cuiabá, Wilson, Sérgio e Alexandre Cesar contaram com o reforço da figura do “âncora” nos respetivos programas eleitorais. O horário, quase que na sua totalidade, foi utilizado para fazer a apresentação do currículo político.
Parentes mais próximos, como mães, pais e filhos foram coadjuvantes nos programas. Personalidades da vida política também participaram, especificamente, nos programas de Wilson Santos e Sérgio Ricardo, a exemplo dos ex-prefeitos Estevão Toquarto, Frederico Campos e o ex-governador Osvaldo Sobrinho.
O programa do pepessista de estréia procurou mostrar o amplo arco de aliança do candidato. Foram diversos políticos de várias legendas que reforçaram o nome de Sérgio Ricardo junto ao eleitor. O senador Jonas Pinheiro, deputados federais, a vice-governadora Iraci França, os prefeitos Roberto França e Jaime Campos, além de Blairo Maggi, enfatizaram o apoio ao postulante governista.
O petista e o tucano fizeram um programa mais resgatando o lado sentimental. Contaram, emocionados, um pouco da história até chegar a disputa pela prefeitura de Cuiabá. No contexto geral, mostraram o desejo de administrar a Capital.
Exceto a família, Alexandre foi o único candidato que não contou com o reforço de aliados no primeiro programa. Apenas com a participação do ator André D’ Lucca, embora imagens mostrassem o presidente nacional do PT, José Genoíno, em atividade com o petista no Centro de Cuiabá. Não foi no primeiro programa que o vice de Alexandre, médico Alencar Farina, teve o direito de se apresentar à população.
O candidato do PMDB fez a própria apresentação. Contou sua trajetória política. Porém, fez questão de ressaltar que há 22 anos milita no PMDB. Sua principal bandeira, a concessão de passe livre aos estudantes também mereceu destaque.
Entre os quatro principais postulantes, Totó foi o único que dirigiu críticas aos adversários. Sutilmente, ele disse que enfrenta três poderosas máquinas: a do PT, a do PSDB e a máquina da prefeitura da Capital.
Fonte:Diário de Cuiabá




