19/08/2004 15h07 – Atualizado em 19/08/2004 15h07
Um dispositivo foi instalado nas praias do norte de Bali para um experimento original e ambicioso que pretende usar corrente elétrica de baixa voltagem para estimular o crescimento em recifes de coral destruídos.
O projeto, concebido pelo expert em corais Tom Goreau, dos Estados Unidos, e pelo professor alemão de arquitetura Wolf Hilbertz, foi iniciado há quatro anos e já apresentou resultados.
Cobrindo uma area de 300 metros, o projeto Karang Lestari é a maior “enfermaria” para corais já construída com essa tecnologia. “Você pode notar a diferença nos corais em pouco tempo”, disse Chris Brown, proprietário do Centro de Mergulho Aquático em Recifes, que patrocina o projeto junto com hotéis e lojas locais.
No solo do oceano, de três a sete metros de profundidade, estão dezenas de redes feitas de barras de construção. Ao serem vistas da superfície, elas parecem mais com um equipamento para ginástica ou um playground.
Dispositivos que levam a corrente elétrica estão junto às barras. Estima-se que a energia utilizada para a recuperação dos corais em uma semana é o equivalente ao gasto por um lâmpada de 60 watts em um mês.
Fonte:Dourados News




