23.1 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro de 2025

Livro que mostra Campo Grande em 1922 é reeditado

18/08/2004 17h28 – Atualizado em 18/08/2004 17h28

Será lançada hoje, às 19h30, no Rádio Clube Cidade, a reedição do livro “O Município de Campo Grande em 1922”, de autoria de Arlindo de Andrade Gomes e revisão do historiador Hildebrando Campestrini.

A atual edição conta com o selo do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul e patrocínio da Funcesp (Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer), também foi atualizada quanto à ortografia. Campestrini ainda inseriu trinta notas explicativas e a biografia do autor. A obra faz parte do projeto do Instituto que resgata a história de Campo Grande.

O ano de origem da obra é 1923, quando a Intendência (Prefeitura) Municipal publicava “O Município de Campo Grande em 1922”, trabalho elaborado pelo intendente da época Arlindo de Andrade Gomes, impresso em São Paulo pela editora Melhoramentos. Detalhista, o autor chega a registrar os preços correntes, na época, dos principais elementos, do material de construção e da mão-de-obra. Por tudo isto, a publicação é fundamental para compreender as primeiras décadas de Campo Grande.

O pernambucano Arlindo de Andrade era advogado; chegou a Campo Grande em 1911, como juiz de direito, para instalar a comarca. Pouco tempo depois, abandonou a magistratura e dedicou-se à advocacia e ao jornalismo. Atuante, destacou-se na campanha para implantação dos quartéis do Exército na cidade. Como intendente, foi o “decorador da cidade”: entre outras iniciativas plantou os fícus da avenida Afonso Pena.

A obra tinha por finalidade divulgar as potencialidades de Campo Grande, que naquela época ocupava uma área de 54.977 km2, do rio Aquidauana ao Paraná e do Brilhante/Ivinhema ao Pardo, compreendendo grande parte da Vacaria. Com numerosas fotos e alguns mapas, o livro descreve as ótimas condições da região para pecuária e para a agricultura e os recursos da cidade, principalmente a situação da saúde pública e os serviços públicos aqui instalados.

O lançamento acontece no Rádio Clube Cidade, na rua Padre João Crippa, 1.280.

Fonte:Campo Grande News

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.