23.1 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro de 2025

Setor de Imunização divulga resultado

18/08/2004 17h36 – Atualizado em 18/08/2004 17h36

O Setor de Imunização divulgou nessa quarta-feira (18) o resultado da campanha de vacinação realizada na Zona Rural de Três Lagoas. Segundo a Técnica de Enfermagem, Leidir Novas de Queiroz, no total foram imunizadas 66 pessoas contra hepatite B; 81 contra febre amarela, quatro receberam a vacina de DPT; 108 a antitetânica e mais quatro a tetravalente. Além disso, 151 crianças receberam a tríplice viral e 187 a da poliomielite. A campanha na zona rural foi realizada do dia 8 a 14 desse mês.

No total, duas equipes de saúde, composta por quatro agentes cada, visitaram 34 fazendas, incluindo o Distrito de Arapuá. A coordenadora de Imunização, Matilde Ferrante, explicou que a iniciativa de realizar essa série de vacinações se deve a II Etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra Paralisia Infantil, mas como se trata de moradores da Zona Rural, que não tem acesso aos postos de saúde os agentes aproveitaram para colocar todas as carteiras de vacinação dia. “Até cães e gatos foram vacinados contra raiva”.

A campanha mesmo será realizada no sábado, no qual crianças de 0 a 5 anos receberão vacinas contra paralisia e as crianças entre 1 e 5 anos, a tríplice viral, contra Caxumba Rubéola e Sarampo. Leidir explicou que em todas as Unidades Básicas de Saúde já estão vacinando desde o dia oito também.

A meta pedida pelo Ministério da Saúde para a segunda etapa da campanha é de 95% de imunização, o que corresponde a 7.102 crianças vacinadas contra paralisia, do público de 7.476. A meta para a tríplice é a mesma, o que corresponde a 5.758 imunizados, das 6.061 crianças na faixa etária pedida.

Na primeira etapa da campanha, realizada do dia 5 de junho à 2 de julho, Três Lagoas imunizou 6.964 crianças, atingindo 93% e não 95% como era a meta. Um dos problemas, conforme Matilde é que alguns pais não levam os filhos para vacinar quando as carteirinhas estão em dia. “Mesmo que a criança esteja em dia com as vacinas, é importante que ela participe das campanhas, já que o objetivo da mesma é erradicar a doença em todo o país”.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.